segunda-feira, 17 de junho de 2019

Yasuke: a lenda do primeiro e único samurai negro

Todos nós já ouvimos falar em samurais, aqueles soldados ou guerreiros do território japonês que pertenciam a uma classe aristocrática. Até hoje, os samurais remetem à honra, justiça e lealdade. Eles tinham como função colher impostos para o Império, mas a partir do século X assumiram tarefas militares. No entanto, o que muita gente não sabe é que existiu um samurai negro, o Yasuke. Ficou curioso? A gente te conta!
Estima-se que Yasuke nasceu entre 1555 e 1566, e que tenha origem moçambicana, embora alguns historiadores acreditem que ele possa ser angolano ou etíope. Também não se sabe o seu nome correto e existem várias teorias, como por exemplo, Yao + suke – os yaos são um povo bantu de Moçambique e suke, um sufixo japonês masculino.
Acredita-se que Yasuke chegou ao Japão acompanhado do jesuíta Alessandro Valignano. Muitos escravos africanos eram retirados de seus lares e levados pelo mundo para serem vendidos ou acompanharem seus donos, assim como aconteceu com Yasuke. Seu tamanho e aparência chamou a atenção dos nipônicos que nunca antes haviam visto um homem negro. A porta do local onde os jesuítas estavam hospedados vivia repleta de gente, pois tamanha era a curiosidade pelo negro de 1,82 metros de altura e com força equivalente a 10 homens.

Escultura do artista Nicolas Roos em homenagem a Yasuke
O alvoroço na cidade foi tão grande que a notícia chegou até o Daimiô Oda Nobunaga, uma espécie de príncipe feudal do antigo Japão. Impressionado com a altura de Yasuke, logo o recrutou como seu guarda-costas, afinal, naquela época, o padrão japonês era de aproximadamente 1,52 metros. Nobunaga ficou tão fascinado com a cor de Yasuke que o ordenou que tirasse a camisa e esfregasse seu corpo com mãos para provar que aquela coloração era natural e não um tingimento.
Yasuke foi nomeado samurai no ano de 1581 e até convidado para jantar na mesa de Oda Nobunaga, uma ocasião rara até para os próprios samurais japoneses. E não para por aí! Ele também foi escolhido para ser portador da espada do seu Daimiô, uma grande honraria para os samurais.



Em 1852, Akechi Mitsuhide, general de Oda Nobunaga, planejou e realizou um golpe contra seu próprio mestre. Mitsuhide enviou um exército e atacou o seu castelo. Ao perceber que estava cercado e não haveria chance de vitória, Nobunaga cometeu haraquiri, um ritual suicida onde os samurais preferem tirar sua própria vida para não cair nas mãos de seus inimigos.
A história conta que Yasuke lutou com bravura em defesa do seu mestre. Após a derrota, ele se rendeu ao inimigo e ofereceu sua katana ao vencedor como era de costume. Como ele não era japonês, sua vida foi poupada e desprezada por Mitsuhide que não o via com valor. Yasuke foi enviado de volta para os jesuítas na cidade de Kyoto, onde passou o resto dos seus dias.

Curiosidades
•    Existe uma música do rapper Emicida chamada “Yasuke”.




•    O ator Chadwick Boseman, conhecido por seu papel como T’Challa, o Pantera Negra, interpretará o protagonista Yasuke em uma adaptação cinematográfica sobre a história do samurai negro. O filme ainda não tem título oficial nem data de estreia.


Referências
Info Escola
Aventuras na História
Coisas do Japão
Mega Curioso
Hypeness
Jovem Nerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário