Ainda jovem, Tupac fez teatro e descobriu sua paixão por Shakespeare e em contracenar, o que futuramente veio a influenciar em seu trabalho como rapper. Ele estudou na Escola de Artes de Baltimore, onde compreendeu a filosofia shakespeariana que havia nas batalhas de gangues e dos conflitos interculturais.
Em 1988, mudou-se para Califórnia com a família e fundou o grupo Strictly Dope com o seu amigo DJ Dize. Na década de 1990, ele decola com o sucesso da música “Same Song”, trilha sonora do filme “Nothin But Trouble”. Em 1991, o seu primeiro disco “2Pacalypse Now” é lançado e vendido em mais de 1 milhão de cópias. Devido a sua história de vida, suas músicas falavam sobre jovens pobres, gravidez na adolescência, policiais, armas e assassinatos.
O seu segundo álbum, “Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z”, foi lançado em 1993 e lhe rendeu um disco de ouro. Em 1995, Tupac foi acusado por abusar sexualmente de uma mulher em um hotel e mesmo tendo negado veementemente, foi sentenciado a quatro anos de prisão. Ainda preso, ele lança o seu terceiro álbum chamado “Me Against The World” e entra para a história sendo o único artista a ter um álbum em primeiro lugar nas paradas de sucesso enquanto estava preso.
Após onze meses de prisão, Tupac foi liberado por ter sua fiança paga por Suge Knight, o cabeça do “Death Row Records”. Eles fecharam um acordo para que artista lançasse três álbuns pela sua gravadora. Em 1996, seu quarto álbum é lançado, “All eyez on me”, o primeiro álbum duplo da história do rap, alcançando a marca de 9 milhões de cópias vendidas. No dia 7 de setembro do mesmo ano, Tupac é atingido por diversos tiros quando saía da luta de seu amigo Mike Tyson, em Las Vegas. No dia 13, o artista veio a falecer.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário