quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Spirituals: música negra e raízes


Se você curte blues e gospel, precisa entender a origem histórica dessas músicas negras. Os dois derivam de um estilo musical datado de antes da Revolução Americana de 1776: o Spiritual. Quem cantava? Os escravos negros norte-americanos.

Não é difícil perceber as semelhanças entre a música folclórica e religiosa secular do Spiritual em relação a outros estilos mais populares hoje como o blues. O nome, que significa “espiritual” em inglês, é justamente pela religiosidade das composições. Faz referência à Bíblia do Rei Tiago de Efésios: "[...] falando em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e fazendo melodia em seu coração ao Senhor [...]" (5:19).
Separamos uma regravação pra você conhecer a famosa música Spiritual Swing Low, Sweet Chariot. Sabe-se que a música foi escrita antes de 1862 pelo escravo Wallace Willis. Ela também foi regravada por Eric Clapton (1975) e por Ella Eyre (2015).


Músicas como essa surgiram de reuniões de escravos ao ar livre e em casas de louvor. Se encontravam em caramanchões, em campos de algodão. Nos encontros, batiam palmas e faziam uma dança circular que ficou conhecida como ring shout.
Apesar da famosa Swing Low, Sweet Chariot, pouco se sabe sobre Wallace Willis, que compôs outras canções conhecidas do estilo musical há mais de um século. Inclusive, muitas das músicas que surgiram na época são cantadas até hoje e têm composição anônima.
Popularização
Apesar de terem surgido por volta do século XVII, as canções só começaram a ser propagadas mundo a fora depois da Guerra Civil Americana, no século seguinte. As músicas foram levadas a palcos por estudantes negros, os Fisk Jubilee Singers. Eles foram responsáveis por iniciar a popularização do Spiritual, que tomou uma força cultural significante na cultura norte-americana.

O grupo de estudantes Fisk Jubilee Singers, em 1872.    

Referências

Zocalo Public Square
Ballad of America
Library of Congress

Nenhum comentário:

Postar um comentário