segunda-feira, 1 de julho de 2019

Mama K’s Team 4: animação, cultura e representatividade

Quando falamos em representatividade, falamos em poder nos enxergar através dos outros. A comunidade negra sofre com a ausência de representação da sua cultura em produções de audiovisual. Para as crianças, esse fator é ainda mais intrigante. Crescem em um universo sem referências de artistas infantis negros, super-heróis negros, desenhos sem com personagens negros, entre outros. No entanto, nos últimos anos, isso tem tomado um rumo diferente. E que ótimo!
Pensando em dar voz à diversidade e colocar mais representatividade em seu catálogo, a Netflix lançará uma animação africana sobre quatro garotas que vivem em uma versão futurista da cidade de Lusaka (Zâmbia) e que recebem a missão de salvar o mundo. Mama K’s Team 4 é uma criação da escritora zambiana Malenga Mulendema, que está entre um dos oito vencedores do Triggerfish Story Lab 2015, um programa de recrutamento de talentos realizado pelo estúdio africano e a Walt Disney Company.

Mama K’s Team 4
A inspiração da série surgiu da experiência de Malenga não se sentir parecida com nenhuma das personagens de desenhos durante a sua infância e que habitavam em um universo que não era o dela. “Criando uma série de super-heróis que se passa em Lusaka, eu espero introduzir ao mundo quatro poderosas garotas africanas que salvam o dia de maneira engraçada e louca. Mais importante, eu quero ilustrar que qualquer um, de qualquer lugar, pode ser um super-herói”, explica em entrevista à revista Variety.

Malenga Mulendema
A série será projetada pelo camaronês Malcolm Wope e a produção ficará por conta da produtora sul-africana Triggerfish Animation Studios em parceria com a britânica CAKE. Mama K’s ainda não tem data de estreia confirmada, mas estamos torcendo para que seja o mais breve possível!

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário