quinta-feira, 26 de março de 2020

Atotô! Salve Omulu, orixá da cura e da renovação!

Os tempos são difíceis e passamos por uma fase de atenção e cuidado com a nossa saúde. Vivemos dias históricos, sobretudo carregados de medo, ansiedade e tantas outras aflições. No momento, o mais importante é que possamos manter a calma para eliminar todo e qualquer desespero. Certamente, o Coronavírus está despertando diversos sentimentos e descobertas em nós mesmo durante esse período de extrema importância em manter-se em isolamento social.
No entanto, devemos lembrar que jamais estaremos sozinhos. Por isso, hoje, iremos falar de um orixá bastante conhecido quando o assunto é saúde: Omulu ou Obaluaiê. Devemos nos manter consciente diante a situação atual, mas sem jamais perder a nossa fé, afinal ela nos ajuda a ter esperança para dias melhores.

Sobre Omulu

Omulu, geralmente, é lembrado como o orixá das doenças, o que causa um pouco de medo nas pessoas. Mas não precisa se assustar! Na verdade, ele está mais relacionado ao poder de cura e de renovação dos seus filhos.
Omulu tem seu corpo todo coberto por palhas. Seu emblema é o xaxará, um apetrecho da cultura afro-brasileira que é feito de nervuras da palha do dendezeiro, possui búzios e contas para enfeitá-lo. Com esse bastão, ele é capaz de captar as energias negativas das casas e das pessoas, varrendo as doenças e impurezas.
O orixá é daqueles que gosta de aplicar disciplinas e mostra o caminho para a cura de doenças e males da alma para aqueles que creem nele. Tenha cuidado se faltar com respeito e desobediência, pois Omulu é bravo e incisivo. É através das dificuldades e mazelas que ele busca forças para renascer, curando o corpo e alma.


Omulu - Foto: reprodução da internet


Ao contrário do que alguns pensam, não é Omulu quem traz doenças e morte. Ele nos conscientiza de que o corpo é frágil às paixões, alegrias, aflições, dores e feridas que temos na vida e que são todos passageiros. Seu sincretismo está relacionado a São Roque e São Lázaro, sendo o primeiro o santo protetor contra a peste negra e também padroeiro dos inválidos e cirurgiões; o segundo, São Lázaro, era irmão de Maria Madalena e amigo ressuscitado por Jesus. Ele atravessou portais da vida e morta e retornou, ligando-se assim ao sincretismo com Omulu.

Os filhos de Omulu
Suas cores são o preto e amarelo ou marrom escuro, amarelo e vermelho. “Atotô!” é a sua saudação. Os filhos do orixá tem como característica aparentarem possuir mais idade do que de fato tem pelo fato da entidade ser mais velha. São pessoas agradáveis, fiéis e dedicados, mas gostam de reclamar e são mal-humorados. São daqueles que fazem de tudo para alcançar seus objetivos e estão sempre dispostos a ajudar, não importa quem seja.
Entretanto, sofrem por possuírem muitos problemas de saúde. São debilitados, com doenças graves ou crônicas e também possuem vícios. Por outro lado, eles possuem o dom da cura espiritual.

Folhas e ervas do orixá
São usadas para invocar forças e energias. Segue algumas, segundo o site Raízes Espirituais:

  • Alamanda
Esta planta não costuma ser usada em obrigações, mas é largamente empregada em banhos de descarrego. Também é bastante usado o banho de folhas maceradas (não fervidas); ou as folhas cozidas em vapor quente e colocadas sobre as feridas; para tratar doenças da pele como sarna, eczema, furúnculos, psoríase etc.
  • Alfavaca-roxa
Empregada na composição do abô e em todas as obrigações de cabeça dos filhos deste orixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego, podendo ser misturada a outras ervas ou a leite; ou ainda a azeite de Oliva a depender do caso.
  • Babosa
Hoje mundialmente famosa como Aloe Vera por suas ricas propriedades; a babosa é uma das mais poderosas ervas de Omulú; para ser usada em defumações de limpeza de ambientes e pessoas que estejam carregados; principalmente se vítimas de demandas e feitiços que visem atingir a saúde.
No entanto, seu uso em defumações exige um certo trabalho; para que se consiga a secagem de suas folhas tão espessas e cheias de sumo. A defumação deve ser sempre feita após um banho de descarrego.
Para a medicina caseira, sua seu gela é de grande eficácia nos abcessos ou tumores; além de muitas outras aplicações. Podem ser usadas também, com grande eficácia para queimaduras leves ou irritações na pele; as folhas frescas, cortadas ao meio, no sentido do cumprimento para emplastro local.
  • Assa-peixe
Esta erva é bastante usada em banhos de limpeza e no ritual do bori. Na medicina popular, ela é aplicada nas afecções do aparelho respiratório em forma de xarope.

Referências
Horóscopo Espiritual
Raízes Espirituais 1
Raízes Espirituais 2

Na Negroblue, você mistura estilo com proteção. Acesse nosso site e peça já a sua!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário