sexta-feira, 13 de março de 2020

Oké Arô! Oxóssi, nosso guardião!

Guardião da mata, Oxóssi é o orixá que cuida também dos animais, alimentos e caça. Seu contato com a natureza o torna um guerreiro sábio. Oxóssi cuida do nosso eco sistema e é defensor daqueles que lutam para promover o sustento familiar. Portanto, é considerado o pai da fartura.

Oxóssi é amante das artes, escrita, canto e dança. Seu chifre e berrante simbolizam fertilidade e uma forma de comunicação quando o homem terreno precisa entrar em contato com o céu. Por estar relacionado à caça, as pessoas geralmente buscam o orixá para encontrar emprego ou para que suas condições melhorem, pois é ele que promove fartura.

O nosso protetor também gosta de contemplar e é a favor da comodidade e de um pouquinho de preguiça. Afinal, relaxar e fazer nada, às vezes, também é muito bom. Oxóssi está muito ligado a Ossaim por também dominar os venenos pertencentes a este orixá, assim como o domínio das ervas medicinais e sagradas e remédios.

Oxóssi – Foto: reprodução da internet

Filho de Oxalá e Iemanjá, Oxóssi é considerado o Rei de Ketu por ter livrado a população de um feitiço lançado por um dos pássaros de Eleyé. É conhecido por ser um guerreiro habilidoso, daqueles que não desperdiça a sua chance e porta uma única flecha.

Geralmente, os filhos de Oxóssi são considerados alegres, expansivos e gostam de agir no período da noite, tal qual caçadores. Costumam ter raciocínio muito rápido, são ágeis e falantes. São determinados e alcançam os objetivos pelos quais lutam. Quando com raiva, são capazes de machucar as pessoas com palavras e atitudes. Ao amar, não admitem serem enganados, porém são fiéis e zelosos. Trabalho e honestidade fazem parte dos que carregam Oxóssi consigo.

Seu sincretismo com santos católicos varia de região para região. Em Pernambuco, por exemplo, está ligado a São Miguel por ser um caçador de demônios com a sua espada. Já na região fluminense está relacionado a São Sebastião, que morreu amarrado em uma árvore e recebeu diversas flechas em seu corpo.

Suas cores são verde, azul e azul-turquesa e estão relacionadas a representações da natureza, como florestas, rios, mares. Sua saudação é o Oké Arô!, que significa Salve ao Rei!

Estampe o seu axé com as camisetas Negroblue. Encontre a representatividade da sua fé em negroblue.com.br. Garanta já a sua!






Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário