quinta-feira, 2 de abril de 2020

Livros infantis sobre representatividade negra

Quantos contos infantis de representatividade negra você leu quando era criança? Que tipo de material voltado para disseminar a cultura negra era compartilhado nas escolas? A resposta: nenhum. Muitos de nós fomos crianças negras que cresceram sem referências das suas próprias raízes. Antigamente, os pais não tinham tanto acesso a informação como temos agora.
Poucos são os que tiveram uma formação consistente sobre o que é ser negro e como lidar com um mundo cruel e racista. Hoje, estamos passando por dias estranhos e inimagináveis. Devido ao momento recluso que estamos vivenciando, criamos uma lista contendo livros infantis que retratam histórias negras.



Família - Foto: Depositphotos


Se você tem oportunidade de estar com seu filho, irmã, sobrinha, primo, neto em casa, que tal separar uma hora do seu dia para dividir contos infantis sobre representatividade negra com eles? A proposta também está válida para os que só tem o fim de semana para compartilhar esses momentos. É de extrema importância que trabalhemos a autoestima das nossas crianças para garantir que elas cresçam seguras de si e independentes. Então vamos lá?


Meu Crespo é de Rainha
Traz ilustrações, poemas rimados e aborda os diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa. É inspiração para que meninas cresçam sentindo orgulho de seus cabelos, assim como mães, irmãs, tias, primas e avós também.
Autora: bell hooks

Os Nove Pentes d’África
Tradição e contemporaneidade tecem um bordado de poesia e surpresa na tela de uma família negra brasileira. Os pentes herdados pelos nove netos de Francisco Ayrá são a pedra de toque para abordar a pulsão de vida presente nas experiências das personagens e rituais cotidianos da narrativa.
Autor: Davi Nunes

Amoras
O primeiro livro do rapper Emicida e que é inspirado em sua música “Amoras”: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. Ele aborda a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de nós mesmos.
Autor: Emicida

Pequeno Príncipe Negro
O livro conta a história de um menino que vivia em um pequeno planeta e tinha como única companhia uma árvore de Baobá. Durante a trajetória por diferentes planetas, o menino fala sobre amor, empatia e como as pessoas devem valorizar suas raízes.
Autor: Rodrigo França

O menino Nito
O livro retrata tradições populares de matrizes africanas, como Maracatu, Jongo e outras influências que vão desde a culinária, passando pelo esporte. Debate a formação da masculinidade tóxicas em crianças.
Autor: Sonia Rosa


Zum Zum Zumbiiiiiiii
Conta a história da escravidão e luta do povo africano no Brasil, incluindo Zumbi dos Palmares e o movimento de resistência negra
Autora: Sonia Rosa

Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis
Mostra a trajetória de 15 mulheres negras e como elas impactaram o processo de formação do Brasil. Suas referências trazem cordéis e xilogravuras
Autora: Jarid Arraes

As Tranças de Bintou
A menina Bintou sonha ter os cabelos trançados como o da irmã mais velha. A história permite que repensemos o Brasil através de costumes africanos.
Autora: Sylviane A. Diouf

Referências
Alma Preta
Casa Vogue
Leiturinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário